quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pesquisa de Campo - THAYNARA NATHALY.



Nossa segunda pesquisa de campo foi a entrevista realizada com Thaynara Nathaly, 18 anos Luthier de pianos.


Há quanto tempo você é Ateu?


Desde o Natal de 2010.


O que o levou a essa escolha?


O conhecimento de outras religiões, doutrinas, culturas e o que tem por traz das religiões e crenças.


Há outras pessoas que não creem em Deus em sua família?


Não, muito pelo contrário, em ambos os lados são muito religiosos.


Como seus pais encararam sua escolha?


Negativamente com muita critica, comentários maldosos às vezes até discussão.


Você já acreditou na existência de Deus em algum momento?


Sim,minha família por parte de mãe são evangélicos minha avó é missionaria e meus primos são obreiros, por parte de pai são extremamente católicos, não tinha como discordar.


Como é o dia a dia sem deus e sem fé?


Perfeitamente normal, acho que a crença não influi no que eu faço e em minhas responsabilidades.


Você usa ou já usou expressões como “graças a Deus”, “Deus me livre”, “se deus quiser”, mesmo que por força de expressão?


Sim (risos), porém com ironia. Tenho amigos, muitos amigos e tudo o que eu faço e conquisto é resultado de meus esforços.


Quando se acredita em deus, é possível associar valores éticos e morais à lógica cristã. Quando não se crê em deus, como se fundamentam esses valores? Qual o parâmetro para definir o “certo e o errado”, o “justo e o injusto”, por exemplo?


Todo país tem sua legislação e em algumas escolas aprendemos uma matéria chamada Ética e Cidadania e nos mesmo sabemos em nosso subconsciente o que é certo e errado.


Como você encara datas festivas religiosas como Natal e Páscoa, por exemplo? Comemora ou não? De que forma?


Mais um feriado, um dia comercial é o mesmo que o ano novo Chines, no Brasil. Somos um país católico, os católicos daqui não comemoram essa data ela simplesmente está ali, dessa maneira funciona comigo.


Você já se sentiu/sente-se discriminado por ser ateu? Em caso afirmativo, como foi é a situação?


Muitas vezes já me foram feitas perguntas estúpidas e comentários maldosos, estranho porque em Mateus, VII: 1-2 diz claramente " Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós." Mais eu como pessoa não ofendida.


Qual a sua opinião em saber que o número de brasileiros sem religião já chega aos 12 milhões? Acredita que se a sociedade em geral fosse Ateu, o que no mundo seria diferente? Como que o mundo ia prosseguir?


Sabe quantas pessoas já morreram por religião? Quantas guerras começaram e quantas famílias foram destruídas? O mundo com certeza seria melhor, só que essa cultura vem a gerações só cabe a nós mudar essa hereditariedade.


O ateísmo mudou algo em sua vida?


Mudou meu mundo para a tolerância, sinto mal em lembrar que deixei de conhecer pessoas, por influencia da sua crença.


Obs: Como descrição do campo e observação foi possível ver que Thaynara nos ajudou realizar a a pesquisa, relatamos que a entrevistada se mantave sempre bem aberta e convicta do que fala, brincalhona, sarcastica e educada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário